Grupo JR é especialista em criar soluções sustentáveis e inovadoras para o mercado brasileiro

O Grupo JR Soluções, com unidades em Birigui (SP) e Sapiranga (RS), é uma das principais empresas do Brasil que criam soluções tecnológicas e fashion para os mercados calçadista e têxtil brasileiros. Com um dos maiores laboratórios da América Latina para estudos e desenvolvimento de produtos novos, com diversas máquinas e equipamentos de precisão e uma equipe técnica altamente qualificada, o grupo não mede esforços e é especialista em atender as necessidades mais desafiadoras, sustentáveis e inovadoras de clientes cada vez mais exigentes.

Localizado em um dos principais polos calçadista brasileiro, o Laboratório P&D da JR existe desde 1998, em Birigui, e contabiliza mais de 11.000 estudos e pesquisas de produtos desenvolvidos, criando soluções sustentáveis, inovadoras e exclusivas. Atualmente, o laboratório iniciou dois projetos – um que trata da recuperação de resíduos têxteis para impressão 3D de peças técnicas e o segundo que visa explorar a utilização de nanoestruturas no aprimoramento de propriedades mecânicas dos produtos. Ainda em estudos, os resultados serão divulgados futuramente.

 

Tendências

Em constante aperfeiçoamento, pesquisa e estuda todas as novidades do mundo tecnológico e da moda, com participação de eventos do setor, para estar por dentro das últimas tendências e aplicá-las nas análises das matérias-primas até no ensaio de um produto pronto, como um calçado, por exemplo. Para o segmento calçadista, a JR produz tecidos, forrações internas, forros resinados, entretelas, couraças/biqueiras e contrafortes. Na área têxtil, cria estampas exclusivas, desenvolvidas com tecnologias que elevam a qualidade do produto.

De acordo com o coordenador do Laboratório, Qualidade e Sustentabilidade da JR, Gilmar Santos, o viés sustentável está enraizado no DNA da empresa. “Desde a fundação da JR em 1º de julho de 1992, fazemos tudo pensando na sustentabilidade e entendemos que isso beneficia a todos. Nosso diferencial no mercado está exatamente em encarar os desafios contemporâneos impostos pela preferência do consumidor e firmar parcerias com marcas em busca de soluções. E também já foram realizados projetos com universidades, empresas do setor calçadista e de outros segmentos”, destaca Santos.

 

Projetos sustentáveis

Das pesquisas e desenvolvimento de estudos no laboratório da JR, surgiram três grandes projetos – Pandora, CCU (Cabedal Corte Único) e Fechando o Ciclo – voltados para a sustentabilidade e considerados pioneiros no mercado, que contribuem para a prática ESG a diversas empresas brasileiras.

O projeto Pandora oferece serviço de dublagem que permite a utilização de materiais obsoletos, que eventualmente poderiam ser descartados, principalmente laminados sintéticos, e reinserí-los como matéria-prima de cabedal.

O CCU oferece ao fabricante de calçados um produto que lhe traz ganho de produtividade através da eliminação de até oito (8) etapas do processo de fabricação.

E o Fechando o Ciclo recupera 100% um calçado, após o descarte pelo consumidor, fechando o ciclo do produto e retornando a matéria-prima ali utilizada para a cadeia calçadista para a fabricação de um novo produto. Esse último ganhou na Categoria Sustentabilidade, na edição de 2019 do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem.

Birigui/SP

JR Dublagens - Unidade I
Rua Dr Francisco Martins Archilla, 360
Pq. São Vicente
CEP:16200-345
18 3649-1638
JClass - Unidade I
Rua Angelo Folini, 470
Novo Pq. São Vicente
CEP: 16204-170
18 3643-1638

Sapiranga/RS

JR Dublagens - Unidade II
Rodovia RS 239, 3131
Galpão A - São Luiz
CEP: 93806 – 338
51 3064-1637
JClass - Unidade II
Rodovia RS 239, 3131
Galpão B - São Luiz
CEP: 93806 – 338
51 3064-1637

Managed by Immediate Vortex