Dicas para melhorar seus croquis de moda

Para ser um estilista é necessário estudo, técnica e treino. Não é tarefa fácil pois, muitas vezes, aqueles com as ideias mais originais encontram grandes obstáculos no meio do caminho. Um desses obstáculos está ligado ao desenho das peças. Como reproduzir uma estampa, uma textura ou a aparência de um tecido por meio de um desenho?

Os croquis de moda, atualmente, são verdadeiras obras de arte. Por conta disso, estudar desenho é um requisito essencial para quem quer fazer fama no mundo da moda. Além disso, existem também pequenas dicas que podem ser úteis a quem gostaria de melhorar suas habilidades em ilustrar as singularidades de cada peça.

Pose

Antes de começar a desenhar, é útil que você pense em qual será a pose do modelo no desenho. Para criar uma boa composição, pense que seu modelo deve ter a pose que se adeque mais com o estilo de roupas e sapatos que você irá criar. Por exemplo: uma pose mais romântica pode ser adequada para um visual com vestido de tecido leve e sapatilhas. No entanto, o que mais deve ser considerado na pose é que ela permita a visualização máxima dos principais detalhes do calçado e vestuário.

Peças

Após ter feito um esboço da anatomia do modelo, está na hora de começar a desenhar as roupas e sapatos! Lembre-se de que essa é a parte mais importante do seu trabalho, então aposte em desenhos ousados, com traços escuros e que chamem mais a atenção do que os utilizados para desenhar o modelo. Quanto mais realista ficar o acabamento das roupas e sapatos no corpo, melhor.

Materiais

É importante ressaltar que seu desenho não deve ser capaz de ilustrar apenas um estilo, nele deve ser visível quais foram os materiais usados para criar a composição. Tecido, couro e plástico, por exemplo, têm aparências diferentes e isso deve ficar claro no croqui. Para criar esse aspecto, não hesite em desenhar todos os vincos, pregas e dobras que o material realmente apresentaria.

Estampas

Peças lisas costumam ser mais fáceis de desenhar, mas quem resiste à uma estampa bonita? Se você pensa em usar um tecido estampado, é importante desenhar o padrão da estampa sendo o mais semelhante possível. Além disso, é preciso ficar sempre atento às peças com pregas, pois estas geralmente requerem alterações no desenho da estampa em cada parte do tecido.

Cores

As cores fazem toda a diferença em uma peça e é importante que elas estejam no croqui também. Você pode escolher a técnica que achar mais adequada para a pintura, mas não se esqueça de ressaltar as dobras e contornos necessários com tinta preta. Outro detalhe que deve ser observado é o sombreamento das peças, optando por sempre colorir em tons mais claros as áreas que recebem mais iluminação.

A JR Soluções dispõe das mais lindas estampas e materiais para vestuário e setor calçadista. Não deixe de conferir as novidades das coleções antes de criar suas peças. Sua inspiração pode estar aqui!

Birigui/SP

JR Dublagens - Unidade I
Rua Dr Francisco Martins Archilla, 360
Pq. São Vicente
CEP:16200-345
18 3649-1638
JClass - Unidade I
Rua Angelo Folini, 470
Novo Pq. São Vicente
CEP: 16204-170
18 3643-1638

Sapiranga/RS

JR Dublagens - Unidade II
Rodovia RS 239, 3131
Galpão A - São Luiz
CEP: 93806 – 338
51 3064-1637
JClass - Unidade II
Rodovia RS 239, 3131
Galpão B - São Luiz
CEP: 93806 – 338
51 3064-1637
error: